Centenas de sindicatos, incluindo os de saúde, eletricidade, bancos, ferrovias, educação, alfândegas, correios e indústrias, realizam uma greve simbólica de um dia.
O Congresso dos Trabalhadores do Ceilão também aderiu à ação grevista, com a participação de trabalhadores rurais de todo o país, pois os congestionamentos são relatados em várias áreas como resultado dos protestos.
Os serviços ferroviários foram interrompidos e o Departamento de Ferrovias informou ao público que devem usar meios de transporte alternativos, pois o número de trens em operação é limitado.
O Sri Lanka está enfrentando sua pior crise econômica desde que conquistou a independência do domínio colonial britânico em 1948.
A população desta nação insular de 22 milhões de pessoas protesta há semanas contra cortes de energia prolongados e escassez sem precedentes de gás, alimentos e outros bens básicos.
A falta crítica de moeda estrangeira mantém a ilha pressionada para pagar sua enorme dívida externa de 51 bilhões de dólares, depois que a pandemia de Covid-19 torpedeou a receita do turismo e das remessas.
jf/abm / fav