A iniciativa é motivada pelos versos dedicados por Cintio Vitier, escritor e marido da vencedora do Prêmio Nacional de Literatura 1990, numa sublime demonstração de amor e respeito à sua musa e companheira.
“Quando a neve cair do trapézio, a amendoeira nascerá. / Porque o orvalho atingirá seu dono, a amendoeira nascerá. / Se o tesouro estiver aberto nas cidades frias do teu corpo, ó meu Rei , a amendoeira nascerá”, indica um fragmento do poema.
A homenagem tem entre seus principais promotores a Casa Vitier García-Marruz do Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a Direção de Cultura de Plaza, o Ecomovimiento Martiano “Árvore do Mundo” da Universidade de Ciências da Cultura Física e Esporte “Manuel Fajardo”.
García-Marruz é uma renomada autora da ilha que detém, entre os muitos prêmios por sua obra, o Prêmio Ibero-Americano de Poesia Pablo Nerudaá 2007 e o Prêmio Reina Sofía 2011Â de Poesia Ibero-Americana.
Em sua obra poética, destacam-se os textos Transfiguración de Jesús en el Monte, Orígenes, La Habana, 1947, e Habana del centro, La Habana, 1997, enquanto em muitos de seus ensaios e críticas se dedicou ao estudo da obra de o Herói Nacional de Cuba, José Martí.
jf/yrv / fav