Com a participação de convidados, nomeadamente representantes da rede de cidades patrimoniais do país, um percurso pelos locais emblemáticos do centro histórico deu início ao programa comemorativo, que incluirá um espetáculo artístico esta noite no teatro Heredia.
Um dos grupos que participarão desta proposta cultural será o Túmulo Francês La Caridad de Oriente, Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, um dos orgulhos da cidade.
Junto com o Castelo de San Pedro de la Roca del Morro e a paisagem arqueológica dos cafezais franceses, também com aquele reconhecimento mundial concedido pela UNESCO, são aqui baluartes de devir e identidade.
Homenagens a fundadores e personalidades marcantes nos 25 anos de trabalho do Gabinete do Conservador da Cidade (OCC) decorrerão neste jubileu que celebra essa data de fundação e actual, na sétima localidade fundada pelos espanhóis na Ilha e a segunda cidade cubana. .
Nesse anel urbano marcado como epicentro pela antiga Plaza de Armas, atual Parque Carlos Manuel de Céspedes, visitaram o Berço do Primeiro Poeta Nacional, José María Heredia; a Biblioteca Provincial Elvira Cape e o antigo Colegio Lasalle, sede da OCC.
Particularmente significativa foi a parada no Balcón de Velázquez, sobrenome do Avante das Hostes Ibéricas, que foi o primeiro local recuperado pelo Escritório, além do Centro Cultural Francisco Prat, instalado na primeira instituição de ensino superior de Cuba.
Outro objetivo destacado foi a Casa Dranguet, Centro de Difusão e Interpretação do Patrimônio Cultural Cafeeiro, a mais recente instituição do OCC com a notável comissão de conhecimento e divulgação desse legado.
A declaração no final de 2021 de Santiago de Cuba como cidade criativa na música pela UNESCO é uma das principais motivações que também acompanha estas comemorações.
mem/mca/glmv