A sua presença na ilha coincide com a 30ª Feira Internacional do Livro de Havana que termina este sábado, após 10 dias de apresentações, conferências e prêmios relacionados com eventos literários.
León retornou à nação caribenha após uma visita em 2017, como parte do VI Encontro de Vozes Populares, presidido por sua amiga e colega Argelia Fragoso.
A vocalista, que tem entre seus reconhecimentos o Prêmio de Excelência Musical concedido em 2016 pela Academia Latina da Gravação, formou as bases de seu estilo musical com influências latino-americanas.
Em suas criações com raízes mexicanas, percebe-se a herança de músicos renomados como Victor Jara, Pablo MilaneÌüs, Fito Páez e Joan Manuel Serrat, de quem tomou composições para sua interpretação.
O início de sua carreira remonta ao auge do Movimento Nueva Trova, com o qual buscou transformar as políticas sociais em tempos revolucionários.
A partir desses ideais, a mezzo-soprano começou a traçar sua trajetória musical, que há mais de 30 anos divulga o bolero mexicano e transmite a história cultural da América Latina para as novas gerações.
car/yrv/jcfl