De acordo com uma publicação do centro, sua presença no maior encontro de literatura da ilha incluiu cinco conferências, 13 apresentações de livros, nove doações de livros cubanos e estrangeiros e 11 visitas guiadas.
Segundo as estatísticas, são 71 ações literárias, infantis, acadêmicas e culturais realizadas na entidade cultural, que recebeu mais de 1.900 participantes durante a data.
A Biblioteca organizou um programa acadêmico como parte da XX Edição do evento Evento Científico Bibliotecnológico, que aconteceu de 26 a 29 de abril com a presença de professores dos Estados Unidos, México e 200 profissionais do país anfitrião.
O destacado jornalista espanhol Ignacio Ramonet realizou a conferência-diálogo “A Pandemia, a Guerra e o Novo Mundo” que focou o debate sobre as mudanças climáticas, a migração e os efeitos indesejados das novas tecnologias antes da chegada do Covid-19.
A distinta livraria, declarada Monumento Nacional em 2021, também recebeu uma doação de livros da Editora do Estado Plurinacional da Bolívia da diretora executiva da editora, Estela Machicado.
A entidade possui um acervo literário digital e inúmeras salas que se tornam testemunhas do patrimônio documental, bibliográfico, artístico e sonoro da nação caribenha e da cultura universal.
O centro foi palco de acontecimentos marcantes na história da ilha, incluindo o discurso Palavras aos intelectuais proferido por Fidel Castro, em 1961, junto a um grupo de artistas e escritores.
mem/yrv/hb