Os jornais publicaram suplementos e as estações de televisão e rádio transmitiram programas especiais para destacar o significado do dia, disse o site New Age Bangladesh.
Em 1º de maio de 1886, 10 trabalhadores foram mortos quando a polícia abriu fogo contra uma manifestação em Chicago exigindo a jornada de trabalho de oito horas. Então, em 14 de julho de 1889, uma concentração internacional de trabalhadores em Paris declarou 1º de maio como o Dia Internacional da Solidariedade Operária e desde 1890 a data é comemorada em todo o mundo.
O presidente, M Abdul Hamid, e o primeiro-ministro, Sheikh Hasina, emitiram mensagens por ocasião da data histórica e estenderam suas saudações a todos os trabalhadores do mundo, informou o jornal The Daily Star.
Hamid lembrou que o Pai da Nação, Bangabandhu Sheikh Mujibur Rahman, lutou pelos direitos dos trabalhadores ao longo de sua vida e criou uma comissão salarial para garantir direitos justos aos trabalhadores e anunciou uma nova estrutura salarial.
Hasina destacou que Bangabandhu formulou uma política trabalhista em 1972 para estabelecer uma sociedade livre de exploração, fortaleceu a economia do país e garantiu os direitos dos trabalhadores nacionalizando fábricas abandonadas.
mem/abm/hb