Vivemos em um mundo que está mudando rápida e drasticamente e, nessas circunstâncias, a cooperação Sul-Sul pode ser um fator chave para avançar no desenvolvimento de nossas nações, disse o diplomata em entrevista ao jornal Egyptian Mail.
Entre os setores, ele citou a área de biotecnologia, indústria farmacêutica e saúde pública em geral.
Cuba tem uma reputação internacionalmente reconhecida na área de pesquisa e desenvolvimento de drogas, muitas das quais únicas no mundo, destacou.
Como exemplo ele citou o Heberprot-P, que cura úlceras do pé diabético, e a única vacina terapêutica contra um tipo de câncer de pulmão.
Para enfrentar a pandemia de Covid-19, nosso país criou cinco vacinas candidatas, das quais três já receberam autorização para uso emergencial com excelentes resultados, destacou.
Cuba apresenta indicadores de saúde avançados ao nível das nações com mais recursos, destacou.
O embaixador considerou que o esporte é outra área a ser explorada, já que a nação caribenha é reconhecida como uma potência mundial em várias disciplinas.
Nosso país tem o único laboratório antidoping certificado internacionalmente da América Latina e isso pode ser de extrema importância para os atletas egípcios, ressaltou.
Como conquista nas relações bilaterais, ele se referiu à assinatura, no ano passado, de um Memorando de Entendimento entre as câmaras de comércio das duas nações, que possibilitou o intercâmbio virtual de empresários para avaliar possíveis negócios conjuntos.
Aguiar indicou que também está sendo feito um trabalho para fortalecer a colaboração em questões ambientais e entre os parlamentos de ambas as nações.
jf/rob/ls