Durante o encerramento do Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba, o presidente destacou a realização das jornadas contra o bloqueio e as doações de insumos de saúde ao sistema de saúde.
A solidariedade não pode ser bloqueada, continuará sendo uma arma indestrutível de luta e uma mensagem de paz impossível de silenciar, disse diante de mais de mil delegados de 219 organizações sociais e sindicais.
O também Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba destacou que a resistência criativa de Cuba tem sido possível com a ajuda de amigos estrangeiros que agora enfrentam campanhas de desinformação contra a Revolução, muitas vezes violentas.
Em suas palavras, Díaz-Canel denunciou que o governo dos Estados Unidos exerce pressão máxima para gerar desestabilização e, com o apoio de suas operações de desinformação, responsabilizar o governo pelo impacto das medidas desumanas de cerco econômico e financeiro.
Acrescentou que esta campanha pretende manipular os julgamentos das pessoas que provocaram os distúrbios de 11 de julho do ano passado, que foram realizados com transparência e respeito pelas garantias e devido processo.
Ao avaliar a tentativa de excluir Cuba da Cúpula das Américas, o Presidente destacou que todos os países da região devem ser incluídos em condições iguais e não convidados seletivamente pelos Estados Unidos.
Aqui somos os pobres do mundo, mas empoderados, como os imperialistas não nos querem. Continuamos a ser o mau exemplo que tanto temem os privilegiados nas sociedades de classes.
Aqueles determinados a conquistar toda a justiça continuarão lutando porque um mundo melhor é possível, disse ele.
O Encontro Internacional de Solidariedade com Cuba terminou hoje com uma declaração que condena o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba e convoca os movimentos da esquerda mundial a se unirem para avançar na luta anti-imperialista.
A nomeação, na qual participam mais de mil delegados, começou no passado sábado e incluiu no seu programa visitas a bairros, entidades e participação no desfile de 1 de maio.
carro/jfs/glmv