23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula lamenta a morte de Ricardo Alarcón no Brasil

lula-lamenta-a-morte-de-ricardo-alarcon-no-brasil

Lula lamenta a morte de Ricardo Alarcón no Brasil

Brasília, 2 de maio (Prensa Latina) O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do diplomata e político cubano Ricardo Alarcón, em mensagem publicada hoje no portal lula.com.br.

“O Brasil perdeu ontem um amigo e Cuba perdeu um de seus filhos mais corajosos. O ex-chanceler Ricardo Alarcón morreu, aos 84 anos, de causas naturais, depois de traçar uma das carreiras mais brilhantes dos últimos 60 anos”, indica a nota do fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).

Ele conta que “quando criança liderou a resistência estudantil contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

A partir de então, com o triunfo da Revolução, foi um dos diplomatas cubanos mais respeitados, servindo duas vezes como embaixador da ilha na ONU e duas vezes como ministro das Relações Exteriores, respeitado até mesmo por seus adversários americanos”.

Lula acrescenta em seu texto que “em seu mandato 1992/1993, Alarcón presidiu a Assembleia Nacional do Poder Popular, equivalente ao Congresso Nacional. Alarcón levará para sempre meu abraço fraterno e a admiração dos amigos que fez no Brasil “, comenta o ex-governante.

O PT também expressa em carta “suas mais profundas condolências à família e amigos de Ricardo Alarcón de Quesada, 84 anos, ex-ministro das Relações Exteriores, presidente do Parlamento cubano e internacionalista cubano, falecido ontem, 1º de maio de 2022”.

Ele o descreve como “um colega com grande capacidade de diálogo e construção política, em defesa do povo cubano e da América Latina”.

Nascido em 21 de maio de 1937, Alarcón foi fundador do Partido Comunista e membro de seu Birô Político até 2013.

Ele desempenhou um papel importante nas ações para a libertação de cinco antiterroristas cubanos (Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González), que cumpriram penas longas e arbitrárias nos Estados Unidos.

ode/ocs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES