Experiências de 10 a 15 dias, de Cinque Terre, na região norte da Ligúria, à Ilha de Lampedusa, no outro extremo da península, passando por Gallipoli, na Apúlia, e pela Ilha Asinara, no golfo de mesmo nome, entre parques e reservas naturais, pequenas aldeias de montanha, para valorizar e proteger a biodiversidade marinha, além de atividades culturais.
De acordo com um comunicado da organização ambientalista, o Verão com a Legambiente, com acampamentos voltados a crianças de 14 a 17 anos, bem como a adultos e familiares, incluindo avós, inclui várias atividades ao ar livre,como ciência cidadã, trabalhos manuais, excursões, encontros com moradores e oportunidades de treinamento.
A organização ambiental também organiza, coordenada por um responsável, cinco a seis horas de voluntariado por dia, durante seis dias da semana, em que os participantes incorporados à vida na comunidade farão parte da preparação das refeições e da limpeza do alojamento.
A série de acampamentos começará em Lampedusa, com o já tradicionais dedicado à proteção da tartaruga Caretta caretta; enquanto que em Gallipoli incluirá o monitoramento do Parque Regional Isola S. Andrea, Litorale di Punta Pizzo, uma das áreas costeiras mais intactas e sugestivas de Salento, com atenção especial ao impacto turístico na área.
Atividades de informação e conscientização para turistas e visitantes também estão planejadas no Parque Nacional de Cinque Terre.
A Legambiente também oferece acampamentos para famílias com crianças de quatro a 12 anos, onde jovens e adultos tentarão a sorte no monitoramento da biodiversidade marinha e na restauração ambiental.
Mattia Lolli, gerente nacional de voluntariado da Legambiente, a propósito do início dos acampamentos de voluntários, recordou que eles nasceram há mais de 100 anos, após a Primeira Guerra Mundial, para contribuir para a reconstrução do pós-guerra.
Ele indicou que é “sempre uma oportunidade para o compromisso concreto de muitos jovens de todo o mundo pela paz, solidariedade e, no caso dos acampamentos Legambiente, em particular, pela justiça climática”.
carro/smp/bj