O programa organizado pela embaixada de Paris em Havana e pela Aliança Francesa inclui apresentações de dança, música e teatro, exibições de filmes, fotografia, moda, literatura, exposições de arte de rua e conferências sobre diversos temas.
Com o objetivo de consolidar o intercâmbio entre os dois países, profissionais culturais do território europeu vão visitar a maior das Antilhas, uma experiência que, na opinião dos organizadores, “vai cimentar ainda mais os laços de fraternidade entre os dois povos”.
A lista de personalidades convidadas inclui o coreógrafo e ator Radhouane el Meddeb, fundador da Compagnie de Soi; fotógrafo Denis Darzacq; o expoente da arte de rua Delphine Delas e o diretor de teatro Didier Ruiz, pertencente à Compagnie des Hommes.
Outros nomes incluídos na programação de apresentações do que é considerado o maior festival cultural francês em território cubano são o coreógrafo Alexi Marimón, o maestro e violinista Rémy Ballot e o especialista em arte contemporânea Jean Minguet.
Após a suspensão em 2020, fruto da pandemia de Covid-19, e a transferência do evento durante a sua edição de 2021 para a televisão, este encontro volta à sua modalidade presencial, embora algumas das propostas permaneçam de forma remota.
acl/dgh/cm