Devemos estar mais unidos do que nunca e espalhar a verdade para proteger todos os interesses nacionais de inimigos internos e externos, disse ele em um encontro virtual com migrantes que são membros da Defend Ethiopia Europe, organização criada para apoiar o país.
Os cidadãos em casa, comentou, têm muita responsabilidade na defesa da integridade nacional, mas é muito importante intensificar os esforços com o objetivo de acabar com preconceitos e responder às fake news da Etiópia
Mekonnen destacou os resultados do grupo durante seu primeiro ano de trabalho, especialmente no combate à intervenção estrangeira e na divulgação de informações sobre diversos temas importantes no país.
A ação para repelir pressões indevidas e ecoar a voz da Etiópia na comunidade internacional foi significativa, assim como o ministro das Relações Exteriores na reunião, que contou com a presença de diplomatas etíopes acreditados em várias nações europeias.
Além disso, de acordo com o Serviço de Comunicações do Governo, “ele pediu esforços para criar uma plataforma bem organizada que ajude a combater a desinformação sobre a Etiópia e esclarecer as realidades do país para o resto do mundo”.
Em abril de 2021, acadêmicos e ativistas etíopes que vivem na Europa estabeleceram a Defend Ethiopia para apoiar reformas e denunciar tentativas internacionais de atrapalhar o caminho pacífico da nação, explicou na época o embaixador no Reino Unido, Teferi Melese.
Desde sua criação, realizou inúmeras ações, incluindo o envio de cartas de protesto a organizações regionais e globais, coordenação de manifestações pacíficas e convocação de debates com especialistas nacionais e estrangeiros sobre a realidade etíope.
acl/raj/hb