A iniciativa faz parte do dia internacional de comemoração dos 170 anos de nascimento do filósofo, jornalista e ensaísta da nação caribenha José Martí, que se conclui em 2023 com a V Conferência Internacional para o Equilíbrio do Mundo.
O encontro também lembrará os 130 anos de fundação da RPC e do jornal Pátria e projeta sua realização na modalidade híbrida, a partir do espaço físico e virtual com a presença de renomados pesquisadores da obra de Martí.
O Colóquio também comemorará os 140 anos da publicação da coletânea de poemas Ismaelillo, considerada a primeira manifestação da poesia modernista na América, e o prólogo do Poema del Niágara, escrito pelo venezuelano Juan Antonio Pérez Bonalde.
De acordo com uma nota divulgada pelo CEM, o evento científico celebrará também os 45 anos daquela instituição e dará visibilidade ao seu trabalho académico, político e ideológico e ao intercâmbio, debate e comunicação entre a comunidade intelectual nacional e estrangeira.
O encontro incluirá em seu programa uma homenagem ao destacado lutador e intelectual revolucionário Juan Marinello no 45º aniversário de sua morte e incluirá várias conferências de mestres de especialistas do centro e de outros espaços culturais do maior das Antilhas.
Entre os eixos temáticos propostos, destacam-se os elementos teóricos e práticos que influenciaram a ideia de organização partidária promovida por Martí, o papel das experiências políticas e militares durante o período 1868-1891 e a estrutura, funções e objetivos da RPC .
mem/dgh/glmv