O representante permanente de Cuba junto à ONU, Pedro Luis Pedroso, destacou que, apesar dos obstáculos, seu país está tomando medidas para fazer avançar o processo de informatização da sociedade.
O embaixador também destacou que de janeiro a julho de 2021, os danos econômicos causados pelo bloqueio dos EUA ao setor de comunicações e tecnologia da informação, incluindo telecomunicações, estão estimados em 37.520.578 milhões de dólares.
Falando na véspera do debate geral da 44ª reunião do Comitê de Informação, ele se referiu a como Cuba está trabalhando muito intensamente no desenvolvimento da infraestrutura e dos serviços de telecomunicações.
De fato, acrescentou o diplomata cubano, este setor de Tecnologias da Informação e Comunicação faz parte dos eixos estratégicos do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030.
O representante cubano no organismo internacional também alertou para o aumento progressivo e sistemático da agressividade da política norte-americana contra seu país nos últimos anos.
Washington usa plataformas digitais e o ciberespaço com particular malícia na tentativa de subverter o sistema político e jurídico da ilha, denunciou Pedroso.
Somente nos primeiros três meses do ano de 2022, assinalou, 20.830 horas foram ilegalmente transmitidas do território americano para Cuba através de 20 frequências, disse.
O embaixador cubano também pediu o estabelecimento de uma nova ordem mundial de informação e comunicação mais justa e equitativa, destinada a fortalecer a paz e a compreensão internacional.
oda/ifb/bm