Ivis Fernández, delegado do Ministério do Turismo (Mintur) na província de Matanzas, apresentou o destino naquele território ocidental, que tem como vertentes este balneário, a capital do mesmo nome e a Ciénaga de Zapata.
Fernández destacou que a cidade de Varadero, com a segunda melhor praia do mundo segundo pesquisas internacionais, recebe 33 porcento dos veranistas que visitam Cuba e tem 56 hotéis que agrupam mais de 22 mil quartos.
A portaria do Mintur especificou que o principal polo de sol e praia do país recebeu o FITCuba-2022 com produtos inovadores e renovados como o boulevard, entre as ruas 61, 62, 63 e 64, com mais de 60 serviços de diversos tipos; e a renovada Casa Perla, patrimônio histórico, e a Mansão Xanadú.
Em particular, destacou a reabilitação total da Plaza América e do seu Centro de Convenções, o recinto de feiras da FIT, principal bolsa comercial da ilha na chamada indústria sem chaminés, e que iniciou as suas atividades nesta edição no dia anterior e terminará amanhã.
Fernández destacou a Ciénaga de Zapata, no sul de Matanzas, que possui as condições de Reserva da Biosfera e Sítio Ramsar, e é classificada como a zona úmida mais bem preservada do Caribe insular e um local ideal para a prática do ecoturismo.
Quanto à cidade de Matanzas, apelidada desde o século 19 como a Atenas de Cuba e que este ano comemora seu 329º aniversário, Fernández ponderou seus valores patrimoniais, históricos e culturais, entre eles, ser o berço de poetas pródigos e do gênero musical danzón, a dança nacional cubana.
O programa FIT desta quarta-feira contou com a apresentação do grupo turístico Gaviota, do destino Cayo Largo (a sul da ilha), enquanto a Agência de Viagens Ecotur falou sobre Turismo Acessível e anunciou o Turnat-2022, o mais importante turismo de natureza.
A programação deste segundo dia será completada por uma discussão sobre a cultura do rum cubano, bem como a apresentação da plataforma informática para a transformação digital dos processos de comercialização de produtos e serviços turísticos.
O FITCuba-2022 conta com a presença de 5 mil 200 participantes de 53 nações, entre personalidades, gestores, operadores turísticos, redes hoteleiras, agências de viagens, companhias aéreas e outras atividades ligadas a este vital ramo econômico.
mem/wap/glmv