Na abertura, o secretário-geral da organização, Nguyen Phu Trong, destacou que a implementação aprofundada da resolução do PCV sobre agricultura, campesinato e ruralidade é uma tarefa estratégica e essencial para continuar com as reformas econômicas e sociais.
Renovar e aperfeiçoar as políticas, leis e instituições fundiárias é um empreendimento altamente complexo, mas vital para a estabilidade política, bem-estar social e desenvolvimento sustentável do país, destacou.
A agricultura garante meios de subsistência para cerca de 65 dos 99 milhões de vietnamitas e suas contribuições para o Produto Interno Bruto chegam a 14%.
De um país com carências alimentares crónicas, em grande parte devido a sucessivas guerras, o Vietname tornou-se um grande exportador de arroz, fruta, legumes e produtos de aquacultura, sendo agora o segundo maior produtor agrícola do Sudeste Asiático.
Até terça-feira da próxima semana, o VI Plenário do PCV analisará outras questões relacionadas ao modelo de desenvolvimento adotado pelo país, a economia de mercado de cunho socialista, e o processo de reforma iniciado em 1986 sob o nome de Doi Moi (Renovação).
O encontro também abordará o fortalecimento das fileiras partidárias e a construção do sistema político; o trabalho da Mesa Política e do Comitê Central em 2021; e o estabelecimento de comitês provinciais de combate à corrupção e outras manifestações negativas.
Phu Trong destacou que tais tarefas resultarão no fortalecimento do PCV e na construção de um sistema político cada vez mais forte e transparente. mem/asg / fav