Em comunicado, as autoridades informaram que as fábricas que não estão produzindo energia devido ao estresse financeiro ou aos altos preços internacionais do carvão começarão a operar.
A Índia está enfrentando sua pior crise de energia em mais de seis anos, e as autoridades lutam para organizar o fornecimento para usinas cujos estoques estão em níveis mais baixos dos últimos nove anos.
Segundo a fonte, mais de 43 por cento das indústrias a carvão importadas, que têm uma capacidade total de 17,6 gigawatts e representam 8,6 por cento da capacidade total de energia a carvão da Índia, estão atualmente inativas.
As autoridades também decidiram invocar uma cláusula de emergência na lei de eletricidade do país para permitir que as usinas funcionem.
Funcionários do Ministério da Energia trabalharão com os envolvidos na reestruturação da dívida de fábricas ociosas sob estresse financeiro para colocá-las em funcionamento.
Da mesma forma, um comitê do governo facilitará o repasse dos maiores custos de geração aos clientes, indica a ordem do governo.
jcm/lp/mmd