Os participantes no segundo e penúltimo dia do evento acolheram por aclamação a iniciativa apresentada por Cinzia Della Porta, membro do executivo nacional do Sindicato Nacional dos Sindicatos de Rank and File (USB), que está liderando as deliberações do encontro.
Antes do início da sessão da manhã, uma representação dos participantes da reunião sindical mundial foi para o mausoléu dos Graves Ardeatine, erguido no local onde as tropas de ocupação alemãs massacraram 335 italianos em 24 de março de 1944.
Para a USB, organização filiada à FSM e anfitriã do congresso, a homenagem às vítimas daquela atrocidade foi uma ocasião para lembrar os horrores do nazismo-fascismo e para manter vivos os valores da luta guerrilheira contra tentativas de revisionismo histórico, disse Stefano Gianandrea De Angelis, delegado italiano.
Mais de 400 delegados de uma centena de países estão participando do evento, em um formato combinado frente a frente e virtual, com o tema central de “Juntos continuamos”. Para a satisfação de nossas necessidades contemporâneas. Contra a barbárie imperialista-capitalista”.
mem/fgg/bm