A ministra representará o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, na cerimônia de transferência de poderes de 2022 na Costa Rica no próximo domingo, na qual Carlos Alvarado entregará a faixa presidencial a Chaves, que assumirá assim a liderança deste país. para o período 2022-2026.
O diretor da América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, Gustavo Veliz, e o embaixador cubano na Costa Rica, Jorge Rodríguez, completam a delegação da ilha caribenha para a mudança de comando neste país.
Com 52,84 porcento dos votos válidos, Chaves, do Partido Social Democrata do Progresso, venceu o segundo turno das eleições gerais em 3 de abril, contra o candidato do Partido da Libertação Nacional, o ex-presidente José María Figueres (1994-1998).
Delegações de 97 países e organizações internacionais confirmaram presença na cerimônia, incluindo o rei da Espanha, Felipe VI, e os líderes do Panamá, República Dominicana, Colômbia e Kosovo.
A Comissão para a Transferência de Poderes 2022-2026 observou que os primeiros-ministros do Haiti e Curaçao e o presidente do governo marroquino também garantiram sua presença.
carro/ale/glmv