Durante sua estada em Havana, o presidente mexicano manterá conversas com autoridades da ilha e realizará outras atividades, informou o Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com a agenda prevista, López Obrador homenageará o Herói Nacional José Martí, no domingo, nas primeiras horas da manhã.
Em seguida, o presidente Miguel Díaz-Canel dará as boas-vindas oficiais ao visitante, prelúdio das conversações entre os dois chefes de Estado e da assinatura de acordos bilaterais.
Díaz-Canel expressou nos últimos dias sua satisfação com esta visita: Ele será bem-vindo. É sempre um prazer receber irmãos da Grande Pátria. #México e @lopezobrador têm lugar privilegiado em nossos afetos. #SomosCuba, escreveu o chefe de Estado cubano em seu perfil no Twitter.
Junto com sua mensagem, ele postou um link para uma nota da Prensa Latina que detalhava a intenção do presidente mexicano de visitar também Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize como parte de uma viagem com foco na migração.
Em 2021, ambos os países comemoraram 120 anos de relações ininterruptas, caracterizadas por um vínculo especial ratificado em setembro passado durante a visita de Díaz-Canel àquela nação vizinha para participar dos eventos comemorativos do 211º aniversário do Grito de Dolores e do bicentenário da Independência. .
carro/evm/glmv