O evento é dedicado ao 50º aniversário do Movimiento de la Nueva Trova e ao 70º aniversário dos Muñequitos de Matanzas, e inclui, entre outros, uma palestra sobre Presencia musical en las nuevas producciones discográficas del Estudio Caonao e os programas de rádio de Camagüey.
Também dedicado ao 25º aniversário da Feira Internacional de Cubadisco e ao centenário da Rádio Cubana, o encontro propõe a conferência Crónicas del Dial. As memórias musicais de seu rádio e Félix B. Caignet: entre a música e a dramatização radiofônica.
A agenda inclui a oficina Aspectos legais das gravações musicais; o debate A partir do eixo e da dobradiça: Espaço para crítica musical e intercâmbios ligados aos fundadores do festival de gravação nas Grandes Antilhas e as novas formas de comercialização desta forma de arte.
O simpósio também inclui a análise dos processos de engenharia de som, sua natureza artístico-criativa em produções discográficas e as palestras Esta nossa música americana também, Educação musical em Sancti Spíritus e TICs na educação musical.
No sábado 21 de maio, no salão de teatro Abelardo Estorino do Ministério da Cultura, as iniciativas abrangerão temas como a preservação do arquivo sonoro de canções espirituais, as mulheres na música galega e a apresentação de audiovisuais sobre a presença franco-haitiana.
mem/dgh/bm