“Cuba não está sozinha! O mundo está solidário, abraça esta irmã e chora com ela pelas vidas perdidas”, disse o Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba (MBSC) e o Centro Brasileiro de Solidariedade com os Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) em uma declaração conjunta.
Em seu site, o Ministério da Saúde Pública cubano detalhou que 84 pessoas foram feridas na explosão. Do total de mortes, 17 eram homens e 14 mulheres, incluindo quatro menores, uma mulher grávida e uma estrangeira de nacionalidade espanhola.
Dos feridos relatados, 30 tiveram alta do hospital, enquanto 24 permanecem em sete hospitais, incluindo 19 adultos e cinco crianças.
O Saratoga sofreu o colapso de várias estruturas, incluindo as fachadas lateral e frontal, causado por uma explosão quando um caminhão-tanque carregando gás liquefeito estava servindo suas instalações.
Forças dos Ministérios da Construção, Saúde Pública e Interior, incluindo bombeiros e equipes de resgate e salvamento, têm trabalhado 24 horas por dia desde então.
No texto de solidariedade, o MBSC e o Cebrapaz enviam mensagens de condolências e “nossos mais profundos sentimentos de pesar por este terrível acidente, toda nossa solidariedade a Cuba, seu governo e seu povo, que já estão sofrendo tanto com o cruel bloqueio e as sanções (dos EUA)”.
Eles reconhecem a ação imediata de todas as autoridades cubanas e especialmente do Presidente Miguel Díaz-Canel, “presente no local e com a preocupação principal de ajudar a salvar vidas e a acolher as famílias dos mortos”.
Indicam que é “reconfortante testemunhar a força, unidade e solidariedade dos cubanos com seus irmãos e irmãs”.
Os dois signatários da nota enviaram saudações emocionadas para as mães cubanas, que ontem foi seu dia “sem os abraços de seus filhos que saíram abruptamente ou daqueles que estão nos hospitais, lutando pela vida”. Inimaginável esta dor! …. Cuba não está sozinha e estamos todos de luto”, enfatizaram.
mem/ocs/bm