Segundo a agência de notícias Xinhua, o presidente disse em sua carta que ficou chocado ao saber da tragédia, que ocorreu na última sexta-feira e deixou pelo menos 40 pessoas mortas e mais de 80 feridas.
Também expressou condolências em nome do governo e do povo chinês, e pessoalmente às famílias das vítimas e dos feridos.
Além de Xi, no sábado, o Ministério das Relações Exteriores do gigante asiático expressou seu apoio a Cuba no que descreveu como um momento triste, e os principais meios de comunicação aqui continuam a acompanhar o evento, que chocou todo o povo da nação caribenha.
O hotel Saratoga sofreu o colapso de parte de sua estrutura após uma explosão causada por um vazamento enquanto estava sendo abastecido com gás liquefeito.
Na época da tragédia, havia cerca de 50 trabalhadores no interior, enquanto vários edifícios adjacentes também foram danificados pela onda de explosão gerada pela explosão.
Desde sexta-feira, os trabalhadores de resgate têm trabalhado sem parar para encontrar o maior número possível de sobreviventes e vítimas sob os escombros.
jcm/ymr/bm