O movimento segue as recentes críticas do líder de extrema-direita da política de preços da Petrobras, uma empresa estatal de economia mista ligada à carteira.
“Agradeço ao Presidente Jair Bolsonaro por sua confiança, ao Ministro (de Economia Paulo) Guedes por seu apoio e ao Ministro Bento por seu trabalho em favor do país”, escreveu Sachsida no Twitter da rede social após a substituição.
Acrescentou que “com muito trabalho e dedicação, espero estar à altura da tarefa, que é o maior desafio profissional da minha carreira”.
Bolsonaro convocou Albuquerque e o presidente da Petrobras José Mauro Ferreira Coelho em 5 de maio, quando reclamou do reajuste do custo do diesel para as refinarias.
“Você não pode, Ministro Bento Albuquerque e Sr. José Mauro da Petrobras, você não pode aumentar o preço do diesel”. Eu não estou apelando, estou fazendo uma declaração levando em conta o benefício abusivo que eles têm. O Brasil não pode ser quebrado”, comentou o ex-militar na ocasião.
Gritando durante uma transmissão ao vivo nas mídias sociais, Bolsonaro disse que os lucros recentes da empresa são “uma violação”, beneficiando os estrangeiros e o povo brasileiro está pagando a conta.
Os altos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha contribuem para a pressão sobre os preços de outros produtos, levando a críticas ao governo e ao Bolsonaro, que está buscando a reeleição nas eleições de outubro.
Nos 12 meses acumulados até março, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor atingiu 11,3 por cento.
Isso é sete meses consecutivos com inflação anual acima de dois dígitos.
A taxa registrada no Brasil permanece bem acima da média observada nas maiores economias do mundo.
rgh/ocs/bm