O anúncio foi feito em entrevista coletiva pelo secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, que destacou que a proximidade do verão aumenta o risco de insolação.
“Recomendamos que as pessoas retirem suas máscaras do lado de fora, desde que seja mantida distância suficiente, especialmente quando as temperaturas e a umidade estiverem altas”, disse ele.
O porta-voz oficial também mencionou que os especialistas em saúde recomendam evitar comportamentos de alto risco, como falar diretamente com outras pessoas sem a proteção de máscaras faciais.
Matsuno disse que o governo continuará revisando as medidas de saúde contra o vírus respiratório enquanto monitora o estado cada vez mais estável da pandemia.
Durante sua recente visita a Londres, o primeiro- ministro Fumio Kishida disse à imprensa que o Japão suspenderia gradualmente as restrições de viagem para estar em sintonia com o resto das nações do Grupo dos Sete (Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Reino Unido).
Aliás, o executivo japonês vai permitir a chegada gradual de turistas a partir de junho e vai elevar para 20 mil o limite diário de visitantes estrangeiros que podem entrar no território nacional.
De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o país confirmou 42.160 novos casos positivos na terça-feira, 11.000 a mais que na semana anterior; além de 51 mortos. oda/lcp/cm