A cerimônia ocorrerá nesta quinta-feira de manhã na Aula Magna da instituição de treinamento e reconhecerá o professor que faleceu no dia 27 de abril passado, que ocupou cargos significativos dentro do sistema nacional de educação, incluindo o de reitor do Instituto Superior de Ciências Médicas.
De acordo com um comunicado divulgado pela UH, Vela Valdés é uma das figuras mais ligadas ao destino desta instituição, desde os anos 60 como líder da Federação de Estudantes Universitários (FEU) e reitor da segunda mais antiga instituição de ensino superior do país.
O texto também reconhece seu amplo histórico de serviço em outras áreas da educação, incluindo a Universidade de Camagüey e sua responsabilidade como Vice-Ministro do Ensino Superior e em várias missões dentro do Ministério da Saúde Pública.
Recebedor de numerosas medalhas, distinções e prêmios, ele também foi presidente da União das Universidades Latino-americanas, professor honorário no Centro de Estudos Superiores de San Andrés em La Paz, Bolívia, e membro do Conselho da Universidade das Nações Unidas.
Segundo o documento, por sua carreira na UH e sua marca indelével na educação na maior das Antilhas, a comunidade acadêmica lhe concederá este título post mortem, na presença de autoridades ministeriais, diretores, professores e estudantes.
mem/dgh/bm