De acordo com o comunicado, a maior empresa privada de petróleo da Rússia e seu maior produtor de petróleo negociou com a Shell para adquirir uma participação de 100 por cento na Shell Neft, que vende derivados de hidrocarbonetos e produz lubrificantes na Rússia.
Comentando o negócio, o vice-presidente de Vendas de Produtos Refinados da empresa russa, Maxim Donde, disse que a aquisição dos negócios de alta qualidade da Shell na Rússia se encaixa bem na estratégia da Lukoil de desenvolver seus canais de vendas prioritários, incluindo o varejo, bem como o negócio de lubrificantes.
A Shell Neft é proprietária de grande parte dos postos de gasolina nos distritos federais central e noroeste da nação eurasiana, de uma fábrica de produção de lubrificantes na região russa de Tver.
A transação será concluída após a aprovação do Serviço Federal Antimonopólio da Rússia, disse a nota, que não inclui o valor do acordo.
Em 7 de abril, a Shell declarou que suspenderia suas operações neste país em resposta à operação militar russa na Ucrânia. Segundo especialistas, a decisão custará entre quatro e cinco bilhões de dólares.
A Lukoil é a segunda maior empresa do mundo, juntamente com a ExxonMobil, em termos de reservas de petróleo bruto.
mem/mml/jcfl