Seus autores, guiados por ambições políticas míopes e exageradas e russofobia, prejudicam ainda mais seus próprios interesses nacionais, suas próprias economias e o bem-estar de seus cidadãos, disse o presidente em uma reunião do governo para discutir questões econômicas.
Na sua opinião, a continuação da política de “obsessão por sanções” contra a Rússia terá consequências mais graves e difíceis de reverter para os cidadãos da União Europeia e dos Estados mais pobres do mundo.
Durante seu discurso, Putin quis dizer que a nação euro-asiática espera obter uma colheita recorde de 130 milhões de toneladas de cereais este ano, das quais 87 milhões de toneladas seriam de trigo.
“Se isso acontecer, e contamos com isso, será um recorde na história da Rússia, permitirá não apenas atender às necessidades internas, mas também aumentar a oferta do mercado global para nossos parceiros”, ressaltou. .
O chefe de Estado destacou ainda que o rublo apresenta a melhor dinâmica entre todas as moedas mundiais este ano e alertou que no contexto de um superávit recorde na balança comercial externa, a taxa de câmbio da moeda nacional também está se fortalecendo.
Nesta quinta-feira, a agência norte-americana Bloomberg informou que o rublo russo se tornou a melhor moeda global desde o início do ano graças aos controles de capitais estabelecidos por Moscou.
Desde o início deste período, o rublo se valorizou 11 por cento em relação ao dólar, valor superior aos nove por cento alcançados pelo real brasileiro e, assim, essa moeda tornou-se líder entre as 31 principais valorizadas pela Bloomberg, indicou a publicação.
rgh/mml/jcfl