Djokovic manteve o topo do ranking profissional nesta sexta-feira, com uma vitória sobre o canadense Felix Auger-Aliassime nas quartas de final por 7-5, 7-6 (7/1).
O Balcã, atual vice-campeão da feira, com 999 vitórias no circuito mundial, agora enfrentará o quinto cabeça de chave, que liderou por 7-6 (7/5) e 7-5 sobre o canadense Denis Shapovalov.
A primeira raquete do mundo só conseguiu quatro pontos diretos contra 11 do norte-americano, teve uma eficácia de 77% com o serviço, melhor que 64 para o perdedor, e fez três quebras em oito oportunidades para duas do canadiano nas cinco ocasiões.
O primeiro duelo entre os dois tenistas caiu do lado do primeiro favorito, exigiu ao máximo para contrariar os ataques de Auger-Aliassime e assim manter a primeira posição no ranking porque se tivesse cedido, o russo Daniil Medvedev o levari.
Na outra semifinal de hoje, Stefanos Tsitsipas, da Grécia, quarto cabeça de chave, enfrentará o alemão Alexander Zverev, segundo cabeça de chave. Tsitsipas venceu o ídolo italiano Jannik Sinner por 7-6 (7/5) e 6-2 na sexta-feira, e Zverev derrotou o chileno Christian Garin com sequências de 7-5 e 6-2.
No sorteio feminino, Ons Jabeur, da Tunísia, saiu de desvantagem contra Maria Sakkari, da Grécia, quando estava perdendo um set e 2-5 no segundo para chegar às semifinais com uma vitória por 1-6, 7-5, 6-1.
Jabeur, campeã do Aberto de Madri, enfrenta neste sábado a russa Daria Kasatkina, que foi para a penúltima fase devido ao abandono de sua rival, a suíça Jil Belen Teichmann, lesionada na coxa esquerda.
Na outra semifinal, a número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek, e a terceira cabeça de chave, a bielorrussa Aryna Sabalenka, se enfrentarão.
Swiatek venceu nesta sexta-feira a revelação do torneio feminino, a canadense Bianca Vanessa Andreescu, por 7-6 (7/2) e 6-2, e Sabalenka venceu a americana Amanda Anisimova com pontuações de 4-6, 6-3 e 6 – dois.
car/am/ml