O vice-ministro da Saúde, Félix Rodríguez-Schmidt, apresentou os dados durante a celebração do IV Congresso de Saúde do United Retailers Center, realizado em um hotel desta capital porto-riquenha.
Ele testemunhou que existem atualmente 9.492 médicos dos 18.754 em 2009, então eles estão tentando fazer com que o Conselho Fiscal (JSF), que controla as finanças públicas em face da falência do governo, autorize um 4,0% adicional de incentivos fiscais para o setor.
Rodríguez-Schmidt destacou que em julho de 2023 planejam inaugurar novas residências para desenvolver especialistas em medicina primária, com a esperança de que permaneçam nesta ilha caribenha de 3,2 milhões de habitantes, sob o domínio colonial dos Estados Unidos.
“Com isso, esperamos garantir que esses especialistas permaneçam depois de formados em Porto Rico”, disse o funcionário.
Ele explicou que outro dos incentivos que estamos avaliando é pagar as dívidas dos empréstimos estudantis de especialistas que estão fora de Porto Rico.”
car/nrm/ml