Suco de limão, água, gelo e açúcar, essa é a receita básica, e na maior das Antilhas atinge níveis de excelência adicionando hortelã; no entanto, a curiosidade desperta ao ouvir falar de uma com mais de 130 anos de tradição e sabor inigualável.
A Casa Hilmi’s, no coração da referida vila costeira, recebe todos os dias centenas de visitantes nacionais e estrangeiros sob o lema de preparar a melhor e mais energética limonada do mundo.
Para quem está de fora pode ser pretensioso, até chegar ao local e provar a requintada combinação de suco de limão frappé com hortelã e menta.
Mais de 12 misturas do cítrico com morangos, bananas, chocolate e bebidas alcoólicas, em forma de suco ou batido, atraem a atenção dos caminhantes, que fazem uma parada obrigatória antes de continuarem a sua caminhada pela antiga vila.
A família Hilmi semeou o costume e, de forma artesanal, as primeiras lojas de vendas em 1888 invadiram o comércio da região. Segundo os moradores veteranos, o sucesso da receita está na forma de tratar e cultivar os limões.
Três irmãs preservam a arte no presente e a passagem do tempo obrigou-as a transformar e modernizar o espaço em casa-museu e loja de souvenirs.
O recorde do Guinness para o maior copo de limonada (5.534 litros) em 2012 e a visita de ministros reforçam o prestígio do distinto local, que hoje funde o verde das plantações com a típica arquitetura libanesa.
Outros negócios semelhantes abundam na cidade, mas nenhuma fórmula conquista mais o paladar dos viajantes do que a marca Hilmi’s, reconhecida por seu aroma, idiossincrasia e tradição.
A mais de 40 quilômetros de Beirute -a capital desta nação-, Batroun é uma das atrações turísticas do Líbano, graças ao sabor de sua limonada, às muralhas fenícias, às igrejas e ao complexo de praias.
(Retirado de Orbe)
/hb