Originária da Turquia, esta sobremesa também tem uma rica história. Segundo a lenda, sua primeira versão foi feita pelo personagem bíblico que lhe dá nome, depois de semanas na arca e em meio a reservas de alimentos em declínio.
Geralmente é servido em grandes quantidades, e existem inúmeras variedades e receitas para o seu preparo devido à longa lista de ingredientes que podem ser utilizados, incluindo trigo, arroz, feijão, grão de bico, açúcar, sementes de romã, sementes de gergelim, flor de laranjeira de água , canela e frutos secos.
Na opinião de muitos, esses produtos não são frequentes nas sobremesas, mas sua combinação dá lugar a uma das mais deliciosas iguarias da gastronomia mundial.
Na cultura turca moderna, o asure é considerado uma demonstração de diversidade, amizade e unidade.
Quando um cozinheiro o prepara, costuma-se distribuir tigelas para o maior número possível de amigos e vizinhos. Além de ser distinguido como um dos pratos mais antigos do mundo, várias fontes atribuem-lhe um importante significado espiritual.
Mesmo que livros, revistas, catálogos e publicações culinárias afirmem isso, os turcos não precisam de nenhum critério de especialistas para saber de sobra que se referir ao pudim de Noé é falar de seu país.
(Retirado de Orbe)
/hb