O comunicado do Ministério das Relações Exteriores destacou o 30º aniversário da assinatura do tratado que permitiu a concretização do bloco militar que compõe um grupo de ex-países soviéticos (Armênia, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia e Tadjiquistão), que será comemorado durante a cúpula de chefes de Estado e de governo do grupo que acontecerá no dia 16 de maio em Moscou.
Isso significava que o OTSC realizou muito em um período relativamente curto para os padrões históricos.
“Graças aos esforços conjuntos dos Estados membros, foi criada uma estrutura coerente e eficaz para abordar conjuntamente questões relacionadas à segurança e promover interesses coletivos no cenário mundial”, diz o texto.
Segundo Moscou, a OTSC desempenha hoje um papel fundamental na manutenção da estabilidade regional e garante de forma confiável a segurança em sua área de responsabilidade, que abrange os territórios de seus países membros.
Como um dos sucessos da organização, a Rússia citou a operação das forças de paz da OTSC no Cazaquistão a pedido das autoridades daquele país da Ásia Central para estabilizar a situação política interna, que foi considerada pelos seus dirigentes como prova da maturidade daquele organismo.
mem/mml/hb