O evento conta com o patrocínio do Movimento Mexicano de Solidariedade e o apoio de outras instituições, sindicatos e personalidades da sociedade civil afins e tem como convidados especiais Gerardo Hernández, herói nacional e coordenador dos Comitês de Defesa da Revolução, e Aleida Guevara March, filha do Che.
Noemí Rabasa, primeira vice-presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, e Yusuam Palacios Ortega, presidente do Movimento Juvenil Martiano de Cuba, compõem a delegação oficial junto com o embaixador cubano no México, Marcos Rodríguez.
Ontem foi um dia muito movimentado porque depois da cerimônia oficial começaram as sessões de trabalho, primeiro em plenário com as palestras de Gerardo e Aleida, e depois divididas em três mesas de trabalho.
Os principais temas abordados neles foram Coordenação Nacional e Plano de Trabalho, Combate ao bloqueio. Estratégias de comunicação e Participação da juventude na solidariedade com Cuba.
O dia terminou à noite com mais uma conferência mestra: “Guerra Cultural contra Cuba”, que teve como orador Omar Valiño Cedré, crítico teatral, ensaísta, professor e editor cubano.
Este domingo, no dia de encerramento será exibido o documentário “El Cuate”, a pessoa que administrou o iate Granma que partiu de Tuxpan, Veracruz, com os 82 membros da expedição liderada pelo comandante em chefe, Fidel Castro, e que ontem foi reconhecido no plenário.
O próprio Cuate, Antonio del Conde, juntamente com os diretores do curta-metragem, também estará presente durante a exibição e como convidado de honra.
Outras conferências serão realizadas posteriormente, incluindo “A Juventude na continuidade da Revolução Cubana”, de Yusuam Palacios.
Finalmente, serão lidos e aprovados os acordos alcançados, bem como uma Declaração Final deste XXVI Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, como é tradicional, que dará lugar à cerimônia de encerramento.
mem/lma/hb