Será no último dia da quinta sessão extraordinária de sua IX Legislatura, quando serão aprovadas oito novas leis que regulamentam diversas áreas.
Nesta segunda-feira a Assembleia Nacional do Poder Popular tem na sua agenda a análise da Lei dos Direitos do Autor e do Artista Intérprete, cujo parecer já está pronto.
O mesmo acontecerá com a Lei Geral de Proteção do Patrimônio Cultural e do Patrimônio Natural.
Isso encerra mais um ciclo de avanço no cronograma legislativo que começou após a entrada em vigor da Constituição em 2019, após referendo nacional.
Nas sessões parlamentares que se encerram hoje, o corpo legislativo completou uma profunda reforma processual e judicial, com a aprovação do Código Penal, da Lei de Execução Penal e antes da dos Tribunais Populares.
O Parlamento aprovou também a Lei do Processo de Proteção dos Direitos Constitucionais para proteção contra os danos sofridos pelas pessoas por ação ou omissão de órgãos do Estado, funcionários ou empregados particulares ou entidades não estatais.
Na véspera, o Parlamento aprovou três outros regulamentos, referentes à Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional, à Proteção de Dados Pessoais e ao Sistema de Recursos Naturais e Meio Ambiente.
jf /ool/cm