Renomado colunista de vários meios de comunicação cubanos e estrangeiros Yepe nasceu em 1936 e desde 1954 teve uma participação ativa na luta insurrecional contra a ditadura de Fulgencio Batista (1952-1958).
Além disso, integrou as Brigadas Juvenis do Movimento 26 de Julho (M-26-7) da Universidade de Havana e trabalhou na reprodução e distribuição do pleito em defesa de Fidel Castro como principal réu do.ataque ao Quartel Moncada, de Santiago de Cuba; e Carlos Manuel de Céspedes, de Bayamo.
Entre abril e julho de 1958, dirigiu a revista clandestina do M-26-7 chamada ACCION, que era publicada semanalmente em Havana e era identificada como órgão da Juventude Cubana.
Quando a Revolução triunfou, foi vice-coordenador provincial e responsável pela propaganda do M-26-7 na província de Matanzas.
Graduado em Direito pela Diretoria de Economia e Ciências Sociais, atuou como diretor de protocolo do Ministério das Relações Exteriores, embaixador de Cuba na Romênia e diretor geral da agência de notícias Prensa Latina.
Também foi vice-presidente ol Instituto Cubano de Radio e Televisão, diretor do periódico Guerrillero, da provincia de Pinar del Río, director nacional do projecto TIPS do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e membro do Secretariado do Movimento Cubano por pela paz.
Yepe também foi membro do Sindicato dos Jornalistas Cubanos.
mgt/rc/bj