A comissão organizadora tomou a decisão em conjunto com as autoridades regionais e coordenará a nova data em consultas futuras.
No início deste mês, a nação oriental disse que havia adiado os 19º Jogos Asiáticos, programados para ocorrer de 10 a 25 de setembro na cidade de Hangzhou, até novo aviso.
A versão desse evento para atletas com deficiência seria realizada de 9 a 15 de outubro.
Também foi relatado o cancelamento dos terceiros Jogos Asiáticos da Juventude realizados em Shantou, os 31º Jogos Universitários Mundiais de Verão em Chengdu, os jogos da Diamond League agendados em Xangai e Shenzhen e a Copa da Ásia de futebol em 2023.
No caso mais recente, a China disse que a situação sanitária não lhe permite agora preparar os jogos seguindo “um modelo completamente aberto”. O novo local deve ser escolhido e revelado em breve.
O gigante asiático vive um forte surto de Covid-19 desde março, o que desencadeou os números diários de mortes e infecções, obrigou-o a impor confinamento em Jilin e Xangai, e semiparalisar Beijing.
Em geral, o país acumulou pelo menos 15.713 mortes e 1.450.235 casos confirmados em seu continente, Hong Kong, Macau e Taiwan desde o surgimento da patologia e do coronavírus que a causa em dezembro de 2019.
Além disso, possui 47.718 pacientes assintomáticos em observação médica.
oda/ymr/cm