Na sede da Câmara cubana, ambas as partes assinaram o documento, que será o roteiro para implementar este ano as principais linhas acordadas na segunda-feira passada em um memorando de entendimento.
A assinatura ocorreu no contexto da visita ao país de uma delegação de empresários indianos, liderada pelo Sr. Iqbal, que veio explorar oportunidades de negócios, comércio e investimentos entre as duas nações.
Estamos convictos de que isto significará uma viragem favorável nas relações entre os nossos países, avaliou Carricarte, e salientou que em poucos dias chegaram a vários acordos em sectores muito diversos.
Justamente nesta quarta-feira, representantes de ambas as partes assinaram outros memorandos de entendimento (ME) e cartas de intenção.
O Centro de Histoterapia Placentária, do país caribenho, e a empresa Miklens Biotech Pvt Ltd. assinaram um ME e um acordo de confidencialidade, vinculado à possível fabricação conjunta de um produto para tratamento dermatológico, baseado na placenta humana.
A mesma entidade indiana assinou uma carta de intenções para colaborar com a Labiofam S.A., que se encontra atualmente na fase final de construção de uma nova fábrica de bioprodutos agrícolas.
Enquanto isso, a Bright Citrine Global LLP Industries, da Índia, ratificou documentos da mesma natureza para intercâmbio cultural, no caso da Agência Caricato, e com a Alma Producciones, para a realização de documentários focados na história de ambos os povos.
Finalmente, foram assinadas cartas de intenções com os importadores cubanos Alimport e Maquimport, para trazer alimentos e equipamentos agrícolas da Índia para a nação caribenha.
A partir de 16 de maio, os visitantes desenvolveram um programa curto, mas substancial, com inúmeras reuniões de trabalho com entidades cubanas, incluindo o Ministério de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, os grupos Labiofam S.A. e BioCubaFarma, Serviços Médicos Cubanos e uma visita à Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM), entre outros.
jha/kmg/glmv