Por meio de um comunicado, a representação do Unicef lembrou aos cuidadores, comunidades e autoridades de sua responsabilidade direta de evitar que as crianças sejam expostas a riscos que ameacem suas vidas e bem-estar.
Nas últimas 48 horas e depois de conhecer os resultados das eleições parlamentares, os tiros de comemoração aumentaram na nação, uma tradição que a Unicef descreveu como “muito perigosa”.
“Tiro para o ar, mesmo com armas de alto calibre, principalmente em áreas povoadas entre comunidades, não pode ser justificado em nenhuma circunstância ou ocasião e deve acabar”, defendeu a entidade.
O Fundo das Nações Unidas observou que crianças e jovens no país estão cada vez mais expostos à violência armada em casa e em seus bairros.
Também acrescentou que a violência armada molda a vida das crianças que a testemunham e nenhuma delas deve ser pressionada a participar, testemunhar ou ser alvo desses atos.
A nação dos cedros realizou suas eleições parlamentares no último domingo, em meio à sua pior crise econômica e financeira que coloca quatro em cada cinco libaneses na pobreza, segundo as Nações Unidas.
oda/yma/cm