A homenagem, realizada no parque que leva seu nome, contou com a presença de representantes do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) e da embaixada de Hanói em Havana, além de alunos e membros da comunidade, que elogiaram o trabalho do lembrado como “Tio Ho”.
Por coincidência histórica, o patriota vietnamita nasceu em 19 de maio, mesmo dia em que o Herói Nacional José Martí tombou em combate em 1895.
Segundo o ICAP, na reunião o vice-presidente da Associação de Amizade Cuba-Vietnã, Fredesmán Turró, destacou o legado de Ho Chi Minh, a clareza de seu pensamento e as coincidências com a ideologia de Martí e líder da Revolução Cubana Fidel Castro.
Do lado vietnamita, Nguyen Van Du, vice-presidente do Supremo Tribunal Popular, agradeceu a homenagem e evocou o tio Ho, “uma grande personalidade da história universal, muito amada pelo seu povo, um fervoroso combatente comunista, sempre pronto a dar até o seu própria vida para o trabalho revolucionário.
Van Du, que está em Havana à frente de uma delegação, espera que a irmandade entre Vietnã e Cuba se fortaleça e que o trabalho revolucionário nas duas nações alcance novas e maiores vitórias.
Também participaram da homenagem Víctor Gaute, vice-presidente do ICAP, o embaixador vietnamita Le Thanh Tung e Nancy Coro Aguiar, do Departamento de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.
acl/evm/glmv