Em mensagem nas suas redes sociais Twitter e Facebook, o ministro salientou que o Programa Médico e Enfermeiro de Família conseguiu tornar-se a própria essência do Sistema Nacional de Saúde.
“A dedicação dos profissionais que nele trabalham deixou marcas profundas em todos os cantos de Cuba e também em muitas partes do mundo. Milhares de histórias são escritas a partir do empenho e da sensibilidade com que nossos médicos chegam às casas, e embora cada é sempre perfectível, são mulheres e homens que não poupam tempo nem esforços para proteger a vida”, acrescentou Portal.
Reconheceu o papel dos médicos de família que de forma especial trabalharam “incansavelmente no confronto com a Covid-19, e cujo trabalho tem sido essencial”.
“Sem eles teria sido impossível assumir e enfrentar os inúmeros desafios que a pandemia significou nos bairros: eles também são nossos heróis”, disse.
O Dia Mundial do Médico de Família é comemorado em todo o mundo desde 2010, por iniciativa da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA).
Um dos principais objetivos da comemoração é destacar o papel e a contribuição desses especialistas nos sistemas de saúde em todo o mundo.
Segundo o Anuário Estatístico da Saúde, até 2020 Cuba tinha 26.173 médicos de família localizados nas comunidades, o que garante uma cobertura de cem por cento da população.
Na nação caribenha, o Programa Médico e Enfermeiro de Família tinha vários antecedentes voltados ao controle de doenças diarreicas e respiratórias agudas, tuberculose; atendimento a grupos de pessoas de maior risco, como mães e crianças menores de um ano.
Foi em 1984 quando o médico de família e o enfermeiro foram incorporados a partir das concepções do líder da Revolução Fidel Castro Ruz e foram feitas mudanças na forma, conteúdo e prática da assistência médica, estabelecendo mudanças no atendimento ambulatorial
Em 4 de janeiro daquele ano, Fidel inauguraria esta iniciativa e atualmente há um médico para cada 120 habitantes aproximadamente e uma enfermeira para cada 128 habitantes na ilha das Antilhas.
Em todo o território nacional existem onze mil 432 consultórios de Médicos e Enfermeiros de Família e 449 policlínicas.
mv/cdg/jcfl