Patrocinado pela Associação de Músicos da União de Escritores e Artistas de Cuba, o evento celebra os 100 anos da Rádio Cubana, o meio de comunicação de massa que historicamente mais contribuiu para a divulgação e promoção deste gênero emblemático.
Lembrará também o centenário do cantor e compositor César Portillo de la Luz, um dos maiores compositores do bolero e sua forma mais moderna, o filin.
Este ano, o festival terá vários capítulos temáticos em torno dos quais se estruturarão os espetáculos e atividades que relacionam o bolero a outros gêneros conhecidos como o mariachi, o tango, a bachata, a bossa nova ou o flamenco.
O evento musical terá diferentes salas localizadas no Teatro América, a Sala Martínez Villena da Uneac, o Salón Rosado Benny Moré de La Tropical, a Associação Caribenha de Cuba e a Casa do Alba Cultural.
A grande festa do bolero homenageia aquele som reconhecido como Patrimônio Cultural da Nação, que conquistou o gosto popular nos palcos da ilha para microfones de outras latitudes da América Latina.
acl/chm/glmv