Para ser exibido no Cine 23 y 12 da capital, o material propõe um estudo concebido na forma de um thriller que mergulha o espectador, sem tabus, no mundo dos biocombustíveis, constrói uma história sobre o assunto e examina as convulsões políticas, econômicas, sociais e ambientais.
O filme, feito em um momento de transição de um desenvolvimento essencialmente baseado em hidrocarbonetos para uma economia verde, é um dos quatro documentários planejados para o evento, que estão associados a outros tópicos, como a investigação de eventos reais e a migração de ciganos.
A apresentação musical será apresentada ao público pela primeira vez e inclui sete composições cinematográficas do chamado velho continente, apresentadas por Emilio Martini e seu trio junto com músicos convidados, no teatro do Museo Nacional de Bellas Artes.
Após uma interrupção de dois anos como resultado da pandemia da Covid-19, o evento cinematográfico acontecerá até 29 de maio, com locais regulares nas 23ª e 12ª salas de cinema e La Rampa e no Centro de Interpretação das Relações Culturais Cuba-Europa no Palácio del Segundo Cabo.
Os filmes selecionados correspondem ao período 2018-2021, com relação à data de produção e alguns são o primeiro ou segundo trabalho dos cineastas que, em muitos casos, participaram de prestigiosas competições como os festivais de San Sebastian, Sundance, Toronto e Cannes.
jf/dgh/bm