A cerimônia, realizada em frente ao grande monumento ao professor no Centro Cultural que leva seu nome na Alameda Central, bem próximo ao Mausoléu Benito Juárez, foi patrocinada pela Associação de Moradores de Cuba no México e pelo Movimento Mexicano de Solidariedade com Cuba.
Os organizadores, juntamente com representantes da embaixada cubana, fizeram uma oferenda de flores em homenagem ao Apóstolo da Independência e montaram uma guarda de honra rotativa.
Falaram o diretor do centro Martí Antulio Cienfuegos, a funcionária da embaixada Lisdamy Pupo, a representante do Movimento Mexicano de Solidariedade Israel Breton e os residentes cubanos Olivia Garza e Sergio Chaviano.
Os oradores condenaram o bloqueio dos Estados Unidos contra a ilha e apoiaram a exigência do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, de que Cuba, Venezuela e Nicarágua sejam convidados para a Cúpula das Américas convocada por Joe Biden para Los Angeles, Califórnia, na primeira quinzena de junho.
Atividades semelhantes foram realizadas em várias entidades federais mexicanas, incluindo Veracruz, onde na semana passada foi realizado o XXVI Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba com a presença de 545 pessoas e com o herói Gerardo Hernández e Aleida Guevara, filha de Ernesto Che Guevara, como convidados especiais.
acl/lma/glmv