Durante ato nacional comemorado às vésperas dos 127 anos do nascimento do Herói Nacional Augusto César Sandino (1895-1934), o chefe de Estado referiu-se aos reajustes em diversos programas feitos pelo Executivo para garantir a estabilidade econômica.
Nesse sentido, destacou o orçamento da nação centro-americana, que, segundo ele, é excelente, mas deve ser reajustado às circunstâncias atuais e os recursos devem ser concentrados no local com melhor desempenho.
“A primeira coisa que fizemos e continuaremos a fazer é garantir que o combustível e todas as tarifas derivadas da energia não aumentem”, disse o líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional.
Referindo-se à subida dos preços dos combustíveis, salientou como os países da região estão a aumentar e a aplicar cortes, no entanto, garantiu, não há argumentos para isso aqui, e reiterou o esforço do governo para garantir os subsídios aos combustíveis, que rondam quatro milhões de dólares semanais.
Ortega mencionou as guerras como o principal instrumento de desestabilização econômica mundial, e assegurou que o mundo era diferente antes do confronto entre os Estados Unidos, a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte com a Rússia.
“Continuamos lutando pela paz, estabilidade e segurança interna. Para isso é fundamental defender a soberania como nós nicaraguenses a defendemos”, disse o presidente.
jf/ybv / fav