O fonograma, disponível em todas as plataformas digitais a partir de 27 de maio, é uma criação promovida em tempos de confinamento como resultado da pandemia de Covid-19 e um compêndio de peças emblemáticas do repertório monumental do grupo.
Segundo um comunicado de imprensa emitido pela equipe de comunicação da Fábrica de Arte Cubano, X Alfonso, baseado em um impressionante exercício de recriação do trabalho de seus pais, transformou as 10 músicas do fonograma em uma suíte sinfônica.
O material incorpora arranjos inspirados em compositores ligados à história da banda, entre eles Carlos e Eme Alfonso, Esteban Puebla e Lucía Huergo, e tem o conselho do famoso guitarrista e maestro de orquestra Leo Brouwer.
Segundo o texto, o álbum, gravado em Portugal e Havana e mixado e masterizado nos Estados Unidos, “é um convite fascinante para redescobrir o legado de um grupo lendário como o Síntesis”, campeão da etno-fusão e das raízes afro-cubanas.
Os fãs da carreira profissional do conjunto notarão no álbum, no selo FacMusic, as novas sonoridades acrescentadas à herança clássica, e aqueles que vierem à banda pela primeira vez terão uma abordagem de luxo para uma de suas obras mais impressionantes.
jf/dgh/bm