As apresentações no Teatro José Jacinto Milanés programadas até 22 de maio acontecem após as temporadas de espetáculos protagonizados pelo prestigiado grupo nas cidades de Matanzas, Santiago de Cuba, Granma e Holguín e Cárdenas.
Com direção da primeira bailarina Viengsay Valdés, a companhia encenará fragmentos das obras Coppelia, O Lago dos Cisnes e Quebra-Nozes, em versões coreográficas da bailarina absoluta Alicia Alonso.
Segundo a instituição de dança, o programa inclui a peça Rítmicas, de Iván Tenorio, que articula a técnica acadêmica com danças populares e tradicionais cubanas, além da obra Carmen, de Alberto Alonso, que chega este ano ao 55º aniversário de sua estreia. Também fazem parte da seleção títulos como La muerte de un cisne, do francês Michel Descombey, e as coreografias Verano e Dueto de Ely Regina Hernández, destaca o comunicado, ao mesmo tempo em que destaca o elenco formado pelos primeiros bailarinos Sadaise Arencibia, Anette Delgado e Dani Hernandez.
Também fazem parte da lista Yankiel Vázquez e os novos artistas Daniela Gómez, Amanda Pérez, Estefanía Hernández, Gabriela Druyet, María Luisa Márquez, Diego Tápanes, Darío Hernández, Ányelo Montero, Marcel Gutiérrez e Yunior Palma.
jcm/lbl/ls