Na abertura do evento, o Diretor Geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), QU Dongyu, destacou o papel vital desempenhado pelas abelhas e outros polinizadores na biodiversidade, nos sistemas agroalimentares e na subsistência de milhões de pessoas.
Com uma mensagem semelhante, o Secretário Executivo Adjunto da Convenção sobre Diversidade Biológica, David Cooper, e o Presidente da Federação Internacional das Associações de Apicultores, Jeff Pettis, intervieram na introdução do evento, no qual a Unesco apresentou uma apresentação audiovisual dedicada ao programa “Mulheres pelas Abelhas”.
Seguiu-se um painel liderado pelo fundador e presidente da Associação de Apicultores dos Emirados Árabes Unidos, Zahira Nedjraoui, seguido por Leo Alexander Robert e Daniel Kobei da Rede de Polinizadores dos Povos Indígenas.
Lucy King falou em nome do Programa de Coexistência Humano-Elefante, destacando o papel das abelhas na proteção dos paquidermes, enquanto o biólogo brasileiro Cristiano Menezes falou sobre as abelhas sem ferrão, das quais existem 550 espécies em todo o mundo, incluindo 250 no Brasil.
mv/fgg/bm