A materialização do memorando visa melhorar a capacidade regulatória do governo libanês em termos de acesso a medicamentos de qualidade e cobertura em serviços hospitalares públicos, disse uma declaração conjunta.
De acordo com o representante da OMS em Beirute, Iman Shankiti, o fundo de cooperação reafirma o apoio do governo italiano ao sistema de saúde no Líbano sob o lema “saúde para todos”.
Na cerimônia de assinatura, a Embaixadora italiana Nicoletta Bombardiere reafirmou o compromisso de seu país de contribuir para a saúde global, promovendo uma cobertura universal, equidade e serviço de qualidade.
A nação européia também presenteou o ministério libanês com uma doação de emergência de medicamentos oncológicos pediátricos no valor de mais de US$ 500.000.
O país banhado pelo Mar Mediterrâneo enfrenta uma desvalorização sem precedentes de sua moeda nacional, a libra libanesa, em relação ao dólar, preços altos de combustível, medicamentos e bens de primeira necessidade que agora colocam quatro em cada cinco cidadãos na pobreza, de acordo com as Nações Unidas.
mem/yma/bm