“Não temos informações sobre todas as empresas com as quais a Gazprom tem contratos. Essa não é nossa prerrogativa; você tem que pedir à Gazprom os detalhes, é claro. Mas está claro que ninguém fornecerá nada de graça”, disse o alto funcionário russo.
Em 31 de março, o presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto pelo qual , a partir de 1º de abril, compradores de países hostis à Rússia devem abrir contas especiais. em rublos e moeda estrangeira no Gazprom bank para pagar o fornecimento de gás. Desta forma, eles vão transferir fundos em moeda estrangeira para o banco deste país, que vai comprar rublos nas bolsas de valores e enviá-los para contas especiais em rublos dos importadores, de quem os suprimentos serão pagos.
Quase metade das 54 empresas que têm contratos com a Gazprom Export da Rússia já abriram contas em rublos para pagar o gás russo, O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak, que anunciou que a lista final de clientes que aceitaram o novo procedimento e aqueles que serão conhecidos em breve recusou-se a fazê-lo. “De acordo com meus dados, cerca de metade dessas empresas já abriram contas especiais em moeda estrangeira e rublos em nosso banco, que garantem o recebimento de renda cambial, conversão em a moeda russa e o pagamento do gás”, disse ele.
Ao aprovar a medida de pagamento de gás em rublo, o presidente russo Vladimir Putin ressaltou que a nação eurasiana pretende aumentar a proporção de assentamentos de gás compromissos internacionais em moeda nacional e de países que são parceiros confiáveis no comércio exterior.
Nos últimos dois meses e meio, as autoridades nacionais aprovaram um grupo de provisões econômicas e financeiras para lidar com as mais de 10.000 sanções estrangeiras aplicadas contra o país,
em principalmente após o início da operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro.
mv/mml/mmd